EMPREENDEDORISMO DIGITAL Flavia Madeira

Marketing Digital no Brasil

Não adianta negar: o crescimento do acesso a internet é um fato! Assim como é fato que empreendedores de visão estão lucrando com esse mercado que cresce cada vez mais.

Vamos falar um pouquinho de números para você ter ideia do mercado digital no Brasil?

Em 1997 temos o início da internet aqui no Brasil (digo em termos de alavancagem, de estatística), com 1 milhão de usuários. Não é grande coisa, né? Nessa época a internet era discada, sem muita confiança por parte dos usuários. Afinal, tudo que é novo gera uma certa insegurança. Vamos pular um pouco no tempo, vamos para 2010, e o que temos? Mais de 90 milhões de usuários na internet. Isso para os empreendedores e pessoas de visão que acreditaram neste ramo, gerou mais de 14 bilhões de reais em faturamento de vendas online. Sim, gerou e está gerando lucros! A internet é um mercado em expansão. A tendência é crescer cada vez mais. Só no Brasil, desde seu início até 2010 temos um crescimento de mais de 1400%. A previsão é que até o final de 2012 tenhamos 150 milhões de usuários e um faturamento de 20 a 30 bilhões de reais. Dados de 2015 apontam 58% da população brasileira usando a internet, ou seja, 102 milhões de internautas. E o dispositivo mais utilizado para acesso da internet é o celular (89% dos usuários). Bem, fica por sua conta imaginar o faturamento que está sendo gerado com o marketing digital.

Diante desses números, eu pergunto: e você? Ainda acha que internet não dá lucro? Ainda acha que a internet é algo só para passar o tempo e bater papo? Já foi o tempo! Como usuário comum, as necessidades básicas são de informação, diversão e relacionamento. Mas para uma pessoa empreendedora, um empresário (de grande, médio ou pequeno porte), um profissional liberal, a internet é um mercado a ser explorado e bem lucrativo, desde que se tenha as ferramentas certas e se utilize de um marketing digital profissional. Então, caso você queira uma fatia desse mercado, aconselho a começar já. Qual o seu negócio? Ou o que você pode oferecer para o mercado através do marketing digital? Que oportunidades existem para serem exploradas com a internet? Procure informações, se prepare e marque a sua presença na web. Um leque de oportunidades está a sua espera! Quem está no mercado deve aceitar e conviver com as novas tecnologias, como a informática, a internet, os dispositivos móveis. Afinal, o mundo avança! E as oportunidades passam…

Até a próxima!!

* Fonte dos dados: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Sobre o autor | Website

Sou uma eterna aprendiz da vida na jornada do empreendedorismo digital compartilhando meus aprendizados e minhas experiências para o sucesso daqueles que querem trilhar o mesmo caminho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário!

Seja o primeiro a comentar!