EMPREENDEDORISMO DIGITAL Flavia Madeira

Negócios Digitais

Quando falo em Negócios Digitais me refiro a negócios que podem ser desenvolvidos usando o computador ou celular ou tablet com acesso a internet, do conforto do seu lar ou de qualquer lugar que tenha computador e internet. Você pode se dedicar ao seu Negócio Digital em tempo integral ou parcial (mesmo tendo um trabalho ou emprego tradicional, pode ser feito em conjunto, basta haver disciplina e planejamento).

Como Negócios Digitais temos principalmente os Programas de Afiliados e o Marketing de Rede ou Multinível. E também podemos desenvolver os Negócios do mundo físico no mundo virtual. Seja qual for o negócio, é preciso utilizar ferramentas e técnicas específicas para atingir os resultados, para fazer o negócio funcionar nesse novo mundo repleto de possibilidades.

Então, vamos entender um pouco sobre o que significa os termos citados acima:

– Programas de Afiliados: Uma forma rápida e prática de gerar dinheiro mesmo sem ter conhecimento em informática, webdesign, marketing ou algum conhecimento específico na área. As empresas ou produtores que propiciam esta modalidade de trabalho são responsáveis por todo o sistema: produto/serviço, montagem de site, material de divulgação, entrega da mercadoria, forma de pagamento… ou seja, o(a) afiliado(a) precisa apenas divulgar o produto/serviço através de um link próprio fornecido pelo produtor ou Plataforma de Afiliados (como por exemplo: Hotmart, Eduzz, Monetizze…). No caso, a pessoa interessada em ser afiliado(a), faz um cadastro (gratuito), recebe um link próprio (um endereço na internet, com sua identificação, geralmente chamada de ID), recebe o acesso à área de afiliados, suporte, acesso à todo o material de divulgação do produto/serviço e, conforme o produtor ou empresa, treinamento básico sobre como desenvolver o negócio. Quando alguém adquire o produto/serviço através do seu link de afiliado(a), você ganha uma porcentagem pela venda (comissão em dinheiro). É o tipo de negócio de baixo risco e baixo investimento e que permite ótimos ganhos. Não tem vínculo empregatício. E você é o(a) seu(sua) próprio(a) patrão(patroa)! Realmente, é bem simples de se desenvolver. Simples, mas não é fácil e nem funciona somente por ter se cadastrado como afiliado(a). É preciso se organizar, colocar em prática o conhecimento e fazer a sua parte! Não pense que  irá ganhar sem trabalhar!  Há muitos negócios bons e lucrativos pela web e as Plataformas facilitam muito todo o desenvolvimento do negócio pois possuem diversos produtos/serviços em diversas áreas, bastando ao interessado(a) se cadastrar gratuitamente e escolher com qual produto/serviço irá trabalhar. Inclusive, facilita a vida também de quem é produtor, ou seja, caso o(a) interessado(a) tenha seu próprio produto/serviço, pode se cadastrar como produtor em alguma plataforma de Programas de Afiliados, onde terá o sistema pronto para divulgação do seu produto/serviço e servirá de ponte com os afiliados que escolherem trabalhar com o mesmo.
Pessoalmente, considero muito bom trabalhar com esse sistema. Muito bom mesmo!!! Pois, por exemplo, eu comprei o PERFIL PODEROSO (curso que ensina como trabalhar na internet de forma bem simples, prática e de rápido resultados, bom para iniciantes no mercado e para quem quer resultados logo), depois o DESAFIO 3K (curso rápido mas com mais conteúdo dentro do Marketing Digital, já dando outros ensinamentos), depois o curso FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE (curso bem detalhado, completo, mostrando passo-a-passo como trabalhar na internet de forma profissional, com bastante dicas e sempre com alguma atualização ou complementação por parte do produtor) e para trabalhar usando o YouTube, investi no CURSO PROFESSOR DO YOUTUBE.  Depois disso me afiliei a esses produtos, já que é algo que conheço, que gostei, me ajudou, é funcional, tem qualidade e por isso posso indicar tranquilamente. Indico para outras pessoas, que ao comprarem me gerará uma comissão. Agora, veja bem, isso fazemos o tempo todo, correto? Sim, fazemos, propaganda gratuita de cursos, livros, produtos que usamos e gostamos e não ganhamos nada, concorda? Neste caso, eu faço o curso, gostando e sabendo que é algo de qualidade e que irá ajudar, divulgo e ganho quando uma pessoa compra pelo meu link. Justo, não é mesmo? Eu aprendo sobre o que gosto, sobre o meu negócio e ganho por divulgar. A mesma coisa posso fazer com algum material ou ferramenta que faça parte de alguma das Plataformas de Afiliados. Posso me afiliar e indicar. É o caso, por exemplo, do e-Book COPYWRITING – O GUIA INICIAL, um guia que não pode faltar no mundo dos negócios, pois o copywriting é o grande responsável por 85% de todas as vendas no mundo, seja na internet ou fora dela, independente do nicho de mercado ou produto que esteja divulgando, logo, é sem duvida o assunto mais importante na vida de qualquer empreendedor. E assim, eu ajudo e, lógico, sou ajudada. E todos ganham, é um jogo de ganha-ganha.
Agora você pode perguntar: “Ah, mas vou ter que ficar comprando curso para trabalhar na internet?”. Depende… depende de onde você quer chegar. Você sabe que as informações estão se renovando a cada dia e quando estamos no mercado empreendedor temos que acompanhar as mudanças, as novidades para podermos atender melhor o nosso público, para podermos nos diferenciar. Então, na verdade, não fico comprando cursos… eu invisto em conhecimento para que eu possa me desenvolver profissionalmente e atender melhor aos que me seguem nessa maravilhosa jornada do Empreendedorismo Digital. Assim, nossas ações, em tudo na vida, dependem do que desejamos, dependem da motivação ao desempenhar a nossa tarefa.

– Marketing de Rede: Também conhecido como Marketing Multinível (MMN) ou Network Marketing ou Marketing de Relacionamento. Este sistema consiste basicamente em indicar pessoas para a empresa de Marketing de Rede a qual se é cadastrado(a) e divulgar e vender produtos/serviços da empresa. Para se cadastrar tem um custo, onde se recebe um kit para iniciar o negócio. O ganho se dá com a Venda Direta dos produtos/serviços, consumo pessoal e formação de rede seguindo as regras da Empresa. Como exemplo de Empresas temos: Amway, UP Essência e outras. A venda dos produtos/serviços por você, lhe gera uma renda imediata, e, venda dos produtos/serviços pelos seus indicados (que podem ser de vários níveis, ou seja, profundidade e/ou lateralidade), lhe gera uma comissão indireta (renda residual). Não há vínculo empregatício e você é dono(a) do seu negócio. A empresa já tem tudo pronto: a parte administrativa, a contábil, de logística, de marketing, tudo montado. As boas empresas oferecem todo o suporte, treinamento, material ao cadastrado(a), também chamado de distribuidor(a), e não incentivam ao estoque. O Marketing de Rede é um sistema bem antigo, reconhecido nacional e internacionalmente e que funciona, desde que, repito, o(a) profissional faça a sua parte. É preciso trabalhar!!

Seja qual for o negócio, lembre-se de avaliar antes de se cadastrar, pois, infelizmente, há negócios ilícitos e enganosos, produtos sem qualidade ou utilidade, e até “pirâmides” financeiras (o que é ilegal, previsto na Lei Nº. 1521, de 26 de dezembro de 1951 – Esquemas de Pirâmides funcionam só colocando pessoas que pagam pelo cadastro e não há venda concreta de produtos/serviços). Para obter resultados você precisa preservar sua imagem, construir credibilidade, e isso só desenvolvendo bons negócios. Não tenha a ilusão de que irá ganhar dinheiro sem fazer nada pois isso não existe!!

Seja qual for o sistema, é preciso que a pessoa seja maior de 18 anos, tenha acesso a computador e internet, disciplina, organização, sonhos a realizar (objetivos, metas), ética, profissionalismo, perfil empreendedor, ser ensinável, vontade de vencer e ajudar outras pessoas a vencerem também! Não existe mágica! É trabalho! E funciona a partir do momento que você se coloca em ação.

Gostou desse artigo? Que bom! Aproveite para compartilhar com seus contatos.
E se quiser saber mais sobre determinado curso, qual se encaixa no seu perfil, entre em contato!!
Um abraço.

Sobre o autor | Website

Sou uma eterna aprendiz da vida na jornada do empreendedorismo digital compartilhando meus aprendizados e minhas experiências para o sucesso daqueles que querem trilhar o mesmo caminho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário!

Seja o primeiro a comentar!