EMPREENDEDORISMO DIGITAL Flavia Madeira

Quem é o seu público? Quem tem interesse no que você oferece?

Antes de fazer a sua oferta, vamos pensar nas seguintes questões:

– Quem é o seu público?

– Quem tem interesse no que você tem para oferecer?

Por que pensar nessas questões?! Simples!! Para você acertar o alvo nas suas divulgações, nas suas ações empreendedoras sem fazer spam, sem ser inconveniente e agir de forma profissional.

No artigo “Quem é o público na Web?”, vimos de uma forma geral o perfil do usuário/consumidor nesse ambiente digital. Se ainda não leu, dê um clique no link do artigo e depois volte para entender melhor nossa conversa. Pode ir que estou esperando… rsrsrs…

Bem, como falei, a internet não é somente uma rede de computadores, é muito mais que isso, é uma rede de pessoas. E cada pessoa tem o seu motivo para acessar a rede. Cada pessoa tem as suas necessidades, as suas dores…  

Assim, se o seu negócio, por exemplo, é do ramo de emagrecimento e você vive divulgando nas suas redes sociais de qualquer maneira o seu produto, seja este físico ou digital, na ânsia de vender, visando somente o seu lado, sinto lhe dizer… você está fazendo isso errado. E mais, você pode acabar afastando as pessoas. E não é isso que queremos, certo?  Então, o que fazer?! Conhecer o seu público, saber quem tem interesse pelo que você tem a oferecer, colaborar com o público que tem interesse nesse assunto. Precisa pensar no público, no que pode ser feito para ajudar a esse público que quer o que você oferece. Tipo: se você tem o conhecimento de uma solução que pode facilitar a pessoa que quer perder peso mas que devido ao trabalho só se alimenta em restaurante self service (ou seja, tirar essa dor, cobrir essa necessidade), então, você irá mostrar isso para ela, dar essa solução. E na medida que você compartilha algo útil, relevante para o seu público, de modo sincero, este vai conhecendo o seu trabalho, o seu jeito de colaborar para com as pessoas. E isso vai lhe gerar vendas naturalmente. Porque você está se relacionando com um público que tem interesse no que você tem a compartilhar. Não adianta você oferecer dicas de emagrecimento e produtos para pessoas que não querem isso, que não tem interesse nesse assunto.

E como descobrir o seu público? Observe!! Observe em suas redes sociais… nas conversas com os amigos, com os familiares… nos grupos que participa… whatsapp… As pessoas acabam falando de suas dores em algum momento. Se aproxime delas. Se interesse por elas. Ajude, colabore. Seja você, seja espontâneo(a), seja verdadeiro(a) em suas ações.

Agora, claro, existem algumas ferramentas na internet que possibilitam fazer planejamentos, métricas de ações para atingirmos o público ideal ao que temos a oferecer. Existem técnicas. E tudo, lógico, facilita nossas ações e a obtenção de resultados. Para tal existem cursos ensinando isso, a usar essas ferramentas, a fazer planejamentos, a agir profissionalmente.

Calma! Se você não entende nada de como fazer o seu negócio funcionar na rede, fique tranquilo(a), vou deixar aqui duas opções para você avaliar e escolher uma para começar: OPÇÃO 1 e OPÇÃO 2.

E se já atua no mercado digital, não importa qual seja sua profissão ou ramo de atuação, se já fez algum curso e não obteve resultados satisfatórios, entre em contato comigo clicando aqui, de repente na troca de ideias alguma solução irá lhe surpreender.

Mas por favor… Não fica enviando mensagens ou fazendo postagens do tipo: “Olha, gente, eu agora estou fazendo um negócio que irá mudar a vida de qualquer pessoa, clique neste link…” ou “Oi, fulana, eu estou vendendo uns produtos de beleza que vai deixar você maravilhosa, veja só no link…” ou “Tio, olha o que eu estou vendendo, é muito bom, é da melhor empresa, vamos comprar?”, e por aí vai… Não fique postando links em grupos, mandando e-mails para todos de sua lista com os links de seus produtos ou negócio que tenha a oferecer… Você sabe que isso não agrada, não dá resultado. Então, aprenda a fazer de um modo legal, procure informações a respeito, não seja mais um(a), seja você! Faça a diferença naquilo que você tem a oferecer. Você pode ter um negócio de sucesso!! Observe… colabore… realize!!

Um abraço e até breve!

Sobre o autor | Website

Sou uma eterna aprendiz da vida na jornada do empreendedorismo digital compartilhando meus aprendizados e minhas experiências para o sucesso daqueles que querem trilhar o mesmo caminho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário!

Seja o primeiro a comentar!