EMPREENDEDORISMO DIGITAL Flavia Madeira

Quem é o público na Web?

Antes de qualquer coisa, quando falamos em marketing, falamos de pessoas… quando falamos em digital, internet, web, também estamos falando de pessoas. Isto é algo que não podemos esquecer em nenhum momento se quisermos ter sucesso em nosso empreendimento, seja dentro ou fora da internet.

Para atingirmos nossos objetivos com o Marketing Digital, temos que saber quem são essas pessoas que freqüentam o mundo da web, ou seja, os consumidores online. Então, aqui compartilho alguns dados importantes de acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, referentes a “Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2014”.

Na pesquisa de proporção de domicílios com acesso à internet, temos: 98% é da Classe A, 82% é da Classe B, 48% é da Classe C e 14% é da Classe D e E. Isso referente aos dados coletados entre outubro/2014 e março/2015.

A pesquisa nos mostra também a proporção de usuários de internet, por atividades realizadas na mesma, ou seja, os motivos que levam as pessoas a acessarem a internet, e como estamos falando em Marketing Digital para empreender, cito esses resultados:

  • Procurar emprego ou enviar currículos: 35% na faixa etária de 16 a 24 anos e 28% de 25 a 34 anos.
  • Procurar informações sobre produtos e serviços: 74% na faixa etária de 35 a 59 anos; 72% de 60 anos ou mais, e, 71% de 25 a 34 anos.
  • Realizar atividades de trabalho: 41% na faixa etária de 35 a 44 anos; 37% de 25 a 34 anos, e, 34% de 45 a 59 anos.

Analisando um pouco mais, o consumidor online é da Classe A, B e C. O consumidor é o mesmo, tem necessidades e desejos. Só que a internet lhe propicia uma forma menos restrita de se expressar, de mostrar suas necessidades e opiniões. Lembrando aqui que as necessidades básicas se referem a: informação, diversão, comunicação e relacionamento. Com isso, é esse consumidor que está a navegar pela web divulgando seu serviço/produto de uma forma positiva ou negativa. Tudo irá depender de como as necessidades do consumidor estão sendo atendidas, pois as regras no mundo da internet são ditadas pelo internauta/consumidor online. O que nos leva a refletir melhor sobre o que vamos oferecer, para quem oferecer e como oferecer.

Com isso, podemos confirmar que a Internet não é somente uma rede de computadores, mas sim de pessoas. E se você quer consumidores/seguidores em seu site/blog ou perfil de alguma rede social, sendo seus clientes ou parceiros de negócios, divulgando bem o seu negócio ou serviço com outros consumidores, você precisará ter em mente esta realidade e utilizar ambientes e ferramentas que permitam a interação com os visitantes e lhes proporcionem soluções ao que procuram.

E como principais ambientes para entrar em contato com os consumidores/seguidores, temos: os sites (p.ex., Americanas.com, Amazon.com), os portais (p.ex., TERRA, UOL, G1), os blogs (p.ex., FlaviaMadeira.Net, ferramentasinteligentes.com.br), as redes sociais (p.ex., Facebook, Linkedin, Twitter), as ferramentas de busca (p.ex., Google, Yahoo!), as ferramentas de comunicação (p.ex., Skype, WhatsApp), e, os jogos online. Para que haja a interação entre esses ambientes, existem as ferramentas específicas e o Marketing Digital com suas ações estratégicas, que é assunto para outros artigos.

E, aí? Gostou da dica?! Então, aproveite para deixar um comentário! Isso é uma das formas de interagir entre ambientes e assim se mostrar aos seus possíveis consumidores online.

 

Até a próxima!!

Sobre o autor | Website

Sou uma eterna aprendiz da vida na jornada do empreendedorismo digital compartilhando meus aprendizados e minhas experiências para o sucesso daqueles que querem trilhar o mesmo caminho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário!

Seja o primeiro a comentar!