EMPREENDEDORISMO DIGITAL Flavia Madeira

Trabalhar a partir de casa

Já pensou em trabalhar a partir de casa?
Bem… aconselho a pensar. Pois isso é uma realidade de mercado. Algo que tem feito diferença na vida na vida de muitos e quem sabe pode fazer na sua também. Imagine…

Trabalhar a partir de casa em inglês é o chamado Home Office. É uma realidade mundial. Pessoas se utilizam do computador e da internet para desenvolverem negócios, para gerarem renda. Porém, antes de montar seu negócio em casa é preciso algumas considerações de modo a obter resultado positivo em seu empreendimento.

Primeiro de tudo é separar o “Home” do “Office”. Sim, isso mesmo! Casa, é casa. Trabalho, é trabalho! É preciso preparar o espaço físico. Para dar certo, é importante isolar a área que será utilizada como seu escritório da área de convívio familia. E nisso, é preciso conversar com a família para que todos estejam em comum acordo e respeitando o espaço de cada um. O espaço do escritório precisa ser exclusivo, precisa oferecer condições de receber algum contato, se necessário, precisa ser de um modo que propicie segurança à casa, precisa estar longe dos barulhos domésticos. Também é importante que seja um local arejado e bem iluminado. Isso é algo que se pode preparar, planejar. De repente, uma mudança para adequar o lugar na casa, ter uma mobília própria e ferramentas de negócios apropriadas… coisas de escritório: mesa, cadeira, luz, computador, impressora, caneta, lápis, papel, etc..

Como qualquer trabalho, é preciso ter um horário, nada de intercalar atividades familiares com o trabalho ou se deixar distrair com redes sociais, celulares… É bom que se deixe a secretária eletrônica ativada ou caixa postal ou tenha um serviço de transferência de chamadas para ser encontrado(a). É preciso ter profissionalismo!

Apesar de estar em ambiente familiar, é bom que se use um traje de trabalho, isso ajuda a manter a disciplina e o respeito por parte dos familiares e contatos. E se manter informado(a) do que acontece a sua volta. Trocar informações e conhecimentos para não se tornar um “profissional E.T.”. Rsrsrsrs… Home Office não é sinônimo de isolamento!!!

Enfim, ter um planejamento estratégico, uma rotina de expediente e objetivos claros do que se deseja alcançar como resultado.

Se tem vantagem trabalhar em casa??
Aqui estão algumas:
– Administrar o tempo de trabalho (flexibilidade de horários).
– Qualidade de vida (sem estresse devido a trânsito para ir trabalhar).
– Melhorar a capacidade de planejar.
– Desenvolver a disciplina (algo que pode ser um perigo para quem não seguir um comportamento profissional).
– Disponibilidade de tempo para aprimoramento profissional e pessoal.
– Economia.
– Melhor convivência familiar.
– Conveniência de estar num ambiente doméstico.

E agora??! Está animado(a) para montar seu Home Office?!

Espero que essas dicas lhe ajude a conhecer um pouco mais sobre este assunto tão atual. Muitas pessoas não levam à sério os profissionais que trabalham em casa, certamente, por desconhecimento do assunto. Hoje, tanto empresas como pessoas empreendedoras usam esse recurso profissionalmente. Principalmente, com o avanço da internet. Então… respeite a si mesmo como profissional e mãos à obra!!!

* Ah, uma dica: Se você gostou deste artigo e se deseja trabalhar a partir de casa mas não sabe qual a atividade poderá desenvolver, por onde começar,  clique aqui.

* Outra coisa: fique à vontade para postar comentários e compartilhar o artigo!!! A troca de ideias e experiências é algo de muito valor para o nosso desenvolvimento.

Um abraço e até a próxima!!

Sobre o autor | Website

Sou uma eterna aprendiz da vida na jornada do empreendedorismo digital compartilhando meus aprendizados e minhas experiências para o sucesso daqueles que querem trilhar o mesmo caminho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário!

Seja o primeiro a comentar!